Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Atividades com as crianças: como passar o dia todo com elas sem surtar (muito!)

Uma vez, num vídeo da Ana Thomaz (eu sei, sempre falo dela, mas é que admiro demais os conceitos dessa mulher), ela contava que algumas amigas não entendiam como ela conseguia passar o dia todo com as filhas pequenas, sem ao menos um meio período de escola para dar aquela folga.

Ela explicava que não era fácil mesmo, mas que ia ficando cada vez mais fácil com o tempo. E também dizia algo como: se não socializamos com nossos próprios filhos, nossa própria família, como fazer isso com os demais?

Na época eu não entendi toda a dimensão do ela dizia, muito menos o que diziam as amigas: como assim não conseguir ficar o dia todo com os filhos em casa?

Eu, que ficava fora de casa cinco dias da semana no horário comercial, sabia que queria muito ter mais tempo com os meus filhos e nunca, nunquinha mesmo seria capaz de desejar não estar com eles. Na minha experiência de então, a escola ou era uma necessidade dos pais ou era obrigatória. Nunca havia pensado na escola como uma maneira de fugir do convívio familiar.

E a gente deseja tanto uma coisa que ela acaba acontecendo, ou a gente acaba indo em busca do que deseja, sendo protagonista da própria vida, como diria a Ana (ó ela).

E cá estou eu com meus filhos o dia todo, todo dia, sem terceiros envolvidos nessa relação. Sem babá e sem escola. Sem empregada também! E como eu ando me virando com isso?

Com criatividade, desapego e senso de oportunidade!

Facilidades não há. O dia é árduo e se antes eu já achava que descansava no trabalho e trabalhava em casa, bem, hoje tenho certeza de que meu marido passa férias no trabalho e trabalha em casa. Já eu, estou sem férias por tempo indeterminado. :)

Há inúmeras vantagens no processo, mas é preciso estar de mente e coração abertos para a conexão, porque o mundo a nossa volta nos chama à distração. De nós mesmos, da realidade a nossa volta e muito constantemente dos nossos filhos.

Mas como conciliar tudo sem ceder à televisão sempre, sem ficar apático diante da vida, e ainda promover auto conhecimento e conhecimento dos filhos? Ah..., continue lendo.

O primeiro passo é exercitar o desapego. Desapega da casa arrumada, da louça lavada e do tão falado 5S. Em casa com crianças não há um lugar para cada coisa e muito menos cada coisa tem o seu lugar. O mundo infantil é muito dinâmico e não raras vezes eu canso só de acompanhar com os olhos tanta euforia pela vida (e pelos brinquedos espalhados em todos os cantos).

Você pode não desapegar, mas a chance de você estressar com muita frequência, como naquele dia em que meu Grilo Falante me visitou, será enorme. E em casa onde há muita exigência, muita briga e pouca brincadeira, pouca leveza, não há vínculo, pois não há um bom convívio.

A criatividade deve ser seu lema. Ela aliada ao senso de oportunidade fazem a dupla que vai te salvar o dia, e ainda promover momentos legais para você e os filhotes, quer ver? (Lembrando que eu tenho filhos com 4 e 2 anos).

Fazendo o almoço:

Essa é a hora mais crítica do dia na minha casa. Preciso de pelo menos 40 minutos com as crianças longe de mim porque não cozinho com eles ao meu redor por segurança. A brincadeira preferida no verão foi lavar os brinquedos no tanque! Nos apartamentos a lavanderia costuma ficar ao lado da cozinha. Colocar os pequenos para brincar de lavar os brinquedos no tanque disponibilizando detergente neutro e esponja garantem muitos e muitos minutos de sossego para você cozinhar sem precisar recorrer à televisão.

Mas já sabe: desapega, porque vai molhar, vai ensaboar tudo, eles vão ficar molhados. Sim, você terá trabalho depois, mas ao menos os brinquedos sairão limpos -  e a comida feita em 40 minutos!

Hora da ginástica com a mamãe!

Vamos malhar com as crianças? Essa brincadeira é altamente recomendada para quando eles estão bem irritados, com tédio mesmo, sem brincarem com nada direito.

Eu deito na cama e faço piruetas e cambalhotas com eles. Também brinco de "cair no buraco" colocando cada um na sua vez sobre minhas pernas levantadas (como num abdominal com pernas levantadas) e aí pergunto "você vai cair aonde?", quando eles respondem eu abro as pernas e eles caem sobre a cama. Risadas garantidas, pernas e abdômen malhados também!

Os campeões da "Buraco Airlines" são "princesa do gelo" e "país das maravilhas". :)

Outra brincadeira aprendi com minha irmã que fazia aulas de pilates. Coloco cada um na sua vez grudados nas minhas pernas dobradas e levanto, de maneira que eles fiquem de cabeça para baixo. Eles adoram! Agora já evoluímos e eles viram uma cambalhota no ar. A Ísis adora, o Pedro nem sempre. Radical!

O outro exercício aprendi com maridón. Coloco meus pés nos peitos deles e levanto segurando-os pelas mãos, jogando as pernas (e eles) de um lado para o outro como um avião.

E a última e mais pedida é pular na cama! Eles adoram. Variamos comigo ajudando com as mãos para eles pularem mais alto e comigo girando o corpo deles enquanto pulam, com as mãos.

Desapega da cama arrumada, desapega das molas...são pelo menos 60 minutos de diversão e atividade física!

Circuito na sala:

Essa é divertida e foi proposta pela Ísis. É basicamente fazer tudo o que as crianças gostam mas mamãe e papai não deixam!

- Pular do braço do sofá para o sofá (certifique-se de proteger a queda com almofadas, travesseiros)
- Pular do sofá para o chão
- Subir e descer de mesas e cadeiras
- Engatinhar debaixo da mesa

A hora do baile

Esta atividade é ótima para dias de chuva e tédio. Consiste em colocar uma música qualquer e dançar, dançar e dançar! Mas ó, nada de danças certinhas e coreografadas: dançar desengonçadamente rende muitas risadas! E o tédio vai embora!

Se os filhotes tiverem fantasias, é a hora de colocá-las. E você também pode caprichar no visual para entrar no clima. Só a arrumação já rende muitos momentos divertidos!

Gostaram das dicas?

E vocês, quais brincadeiras vocês costumam fazer com os filhotes em casa para fugir da televisão? Compartilha aí, que estou coletando ideias!

s!

4 comentários:

  1. Que delícia!!! Jogos, montar quebra cabeça, desenhar (enquanto eu cozinho o jantar, elas ficam desenhando na cozinha e colocam os desenhos na geladeira!)... Eu trabalho fora o dia todo mas simplesmente adoro quando posso passar o dia com elas. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas Lilian! Desenhar e colocar na geladeira é ótimo! Beijos!

      Excluir
  2. Nine querida,

    Quanto tempo que eu não comentava aqui... apesar de estar longe da blogsfera, eu não me desliguei dos meus blogs favoritos e tenho lidos na medida que consigo. O seu é um deles...

    Muito legal essa dica das brincadeiras, e esse desapego que vc se referiu, abrir mão da casa arrumada, e etc eu tenho tentado exercitar essa prática aqui em casa, e mesmo com um progresso ainda mínimo, as coisas tem andado de maneira mais leves aqui.
    Apesar de morarmos em apartamento, a gente brinca muito de esconde esconde e pega pega... e garantimos altas risadas por aqui.

    Beijos em vc e nas crianças...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu! Eu me senti muito honrada por ser um dos seus blogs favoritos! :) Venha sempre que quiser!

      O desapego é um exercício diário, não é mesmo? Ainda mais para nós mulheres que aprendemos desde cedo que temos que manter nossa casa arrumada, limpa, etc...etc... Somos muito avaliadas por isso. E eu que fico em casa o dia todo tenho que me policiar para não deixar essas vozes atrapalharem alguma brincadeira! Ou para que eu não passe todo o meu tempo limpando e organizando ao invés de curtindo meus filhos!

      Beijos!

      Excluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...