Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Atualização rápida entre as mamadas!

Antes de mais nada, gostaria de deixar aqui registrado meu carinho e meu agradecimento pessoal por todos os comentários e visitas carinhosas (porque a maioria não comenta, que pena!) que recebi nesses últimos dias! Estou passando em cada um para agradecer a visita, aos poucos! Fiquei conectada neste último mês apenas pelo celular, li tudo, mas raramente comentei, porque o teclado do celular é algo que me deixa nervosa!

...

O relato de parto já está sendo escrito, mas vou contar uma coisa: é muito difícil traduzir em palavras o que a gente vive e sente nesse momento tão mágico! Mesmo as sensações físicas são difíceis de descrever em palavras. Só posso ir adiantando que foi lindo, foi transformador, foi assustador em alguns momentos, e foi muito recompensador no final! Ah! E a Ísis assistiu ao finalzinho do parto, quando o Pedro estava saindo. Ela e o pai acompanharam apenas os "sons" do trabalho de parto, mas foram chamados no momento em que o Pedro estava saindo! Muito legal! A parte que ela mais gostou foi do cordão umbilical! Até hoje ela fala do momento em que foi cortado e fica descrevendo o fato em parar! E seus bichinhos todos "ganharam" cordão umbilical para papar dentro da barriga da mamãe deles e depois serem cortados aqui fora! Fofa demais!

...

No primeiro filho, o mais difícil para mim foram os cuidados com o RN. Até eu me firmar nas minhas convicções e maternar da maneira que achava melhor para mim e para a Ísis e não como os outros esperavam, eu e ela penamos! Já com o segundo nos braços, o mais difícil tem sido dar conta de me dividir entre as necessidades dela, que ainda é minha filhotinha de 2a9m, e os cuidados necessários e tempo exclusivo com ele. É difícil ouvir seus 2 filhos chorando por você e ter que optar (quando a necessidade do Pedro não é mamar, claro!) qual dos dois você vai atender. Já deixei o Pedro chorando em outros colos, enquanto nunca fiz isso com a Ísis, com o coração em frangalhos, para ficar com ela; e já deixei a Ísis chorando magoada porque queria o meu colinho num momento em que isso era impossível. Não é fácil e o coração da mãe sofre! Mães de mais de um filho, se tiverem dicas e aquele apoio moral, é só deixarem nos comentários, desde que a dica não seja cuidar mais de um do que de outro, óbvio!

...

Uma das maravilhosas vantagens de ser, hoje, adepta da livre demanda, foi não ter sofrido com a apojadura. Peitos sempre sugados, menos volume acumulado, menos desconforto entre as mamadas, menos risco de ter mastite! A natureza é sábia, a gente é que insiste em pensar - e tentar provar em vão - que não!

Outra vantagem é que o Pedro chora menos que a Ísis. Com ela eu tinha até uma folha onde anotava o horário das mamadas e mesmo com ela chorando, se não havia passado ao menos 2,5 horas da última mamada, ficava insistindo em distraí-la com outra coisa, quando na verdade ela só queria peito, seja por fome ou não. O Pedro eu nem sei a que horas e de quanto em quanto tempo mama! Fez boquinha, lambeu os beiços, chupou o dedinho, é peito!

...

Outra coisa que mudou foi o colo. Nos primeiros 3 ou 4 meses da Ísis, além de ficar regulando nas mamadas, eu regulava no colo! Balançar então! Pecado mortal! Depois eu relaxei e ela teve todo o colo que quis, mas no começo, foi bem difícil. O Pedro só fica fora do colo quando necessário. O bom é que agora temos mais colos disponíveis para ele, ainda que ele receba menos colo meu.

...

Uma coisa não muda: dormir quando o bebê dorme é quase impossível, salvo se os dois filhos dormem juntos! Se com a Ísis eu tinha as atividades domésticas para fazer, com o Pedro eu tenho a Ísis, esperando para brincar, contar histórias ou ficar no colinho.

...

Outra coisa não mudou: cama compartilhada e dar de mamar deitada! Faço somente se necessário...

...

O blog, claro, vai mudar de nome. Mas isso ainda vai demorar um pouco, pois o tempo anda escasso! Também vou guardar minhas impressões e palavras mais pessoais diretamente para meus filhos, sem colocar aqui, pois ao longo do tempo fui sentindo necessidade de falar/escrever coisas que não poderiam/deveriam ficar disponíveis para todos lerem. Continuarei com a maternagem por aqui, corujando os filhotes, afinal sou mãe de dois, fofuras em dobro! Mas terei outra forma de registrar sentimentos e impressões mais pessoais, no bom e velho caderno (inspirada por Toquinho, talvez, que ouvi muito num DVD da Ísis em POA): um para a Minha Pequena Ísis, e outro para o Meu Pequeno Pedro!

Assim que der, eu volto!

15 comentários:

  1. Adorei ter notícias! E adorei sentir sua confiança na maternagem com o pedro. Sobre cuidar de dois, eu fico esperando as boas dicas que logo precisarei também.
    Beijos em você e nos pequenos!

    ResponderExcluir
  2. eu sou mae de dois filhos, com interpartos de 19 meses. o que eu fazia era dar colo pra um e chutar bola com o outro, ou coisas assim. Acho que o mais importante é entender que nao é uma questao de dar mais atencao pra um do que pro outro, mas dar a atencao que cada um necessita, sem contar no relogio. os RN nascidos em geral precisam de peito e colo (nao precisa ficar falando com ele o tmepo todo), e os maiores, precisam que voce converse, elogie, brinque junto. Amarre o bebe num sling e va brincar com a pequena. Com o tempo, voce aprende a brincar de duas coisas diferentes com duas criancas diferentes, é engracado! (principalmente aqui em casa que brincadeira conjunta é briga na certa). felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Nine que bom que estão bem , isso é o que importa, então, quando o Bj nasceu o Adrian tinha apenas 1 ano e 9 meses, e quando a Baby nasceu o Bj tinha a idade da Ísis e confesso achei mais tranquilo.
    Por aqui sempre fiz a livre demanda, nunca dei chupeta, e usei cama compartilhada apenas com o Adrian, mais dei muito de mama deitada.E concordo como você é quase impossível dormir quando o bebê dorme, salvo quando eles dormem juntos, então eu acostumei-os a fazer um cochilo á tarde, para que eu também pudesse fechar os olhos de vez em quando. Por aqui sempre dei muito colo, pra todos, com o tempo o seu colo se multiplica e você vai atendê-los os dois em peso, só que sempre fui sozinha, apenas meu marido me ajudou, então colo por aqui só o meu mesmo. Boa sorte nessa nova etapa da vida que agora tem motivos em dobro para completa felicidade!
    Se quiser saber algo em especial sobre cuidar de mais de um , me pergunta tá, beijos mil , em todos por aí.

    ResponderExcluir
  4. Quando tiver um segundo filho vou esquecer relógio!
    Mãe de dois tem que ter disposição em dobro né?!
    Beijos nos filhotes!!

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez comentando aqui!

    Estou super ansiosa pra ler seu relato!!! hehehehehe

    Td de bom pra vcs!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Tô aqui lendo e adorando as novidades. Querida, parabéns, mais uma vez, viu? Você merece muito. Construiu uma história linda, de arrepiar.
    Tô ansiosa pelo relato.
    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  7. Nine querida!
    Parabens!!
    Que delicia de post.
    Nao consegui deixar outros comentários, mas estou aqui tbe.
    Bjks mil pra vcs

    ResponderExcluir
  8. Nine Querida, é incrível como me identifico e me visualizo em seus posts. Como mãe, minha atual maior dificuldade é tentar equilibrar os momentos de atenção que o Victor precisa com os momentos de cuidados com o André. Precisei soltar um pouco a rédea...o Victor agora brinca um pouco mais sozinho e está mais independente...também está fazendo mais programas com o papai. A culpa bate, principalmente quando ele pede atenção em algum momento que realmente não posso atender...é difícil, mas aos poucos ele está se acostumando com a nova dinâmica familiar. Sempre que o pequeno dorme me proponho a fazer alguma atividade que o Victor aprecia...brincamos com massinha, tinta ou leio uma historinha...foi a maneira que achei para me sentir mais presente. Outra coisa que me esforço é para sempre acompanhar o banho. É nosso momento de intimidade e festa que muitas vezes, termina em massagem e beijinhos! Preciso confessar que já comecei uma terapia com psicóloga para entender e saber trabalhar melhor esses sentimentos de maternagem porque fiquei um pouco deprimida, meu baby blues foi bem prolongado... Um beijo, muito leite, com carinho!

    ResponderExcluir
  9. Maravilha ter notícias de vocês. Bjs, mtos bjs, para o quarteto.Com carinho, Betty

    ResponderExcluir
  10. primeiro: parabéns de novo!!! estou louca para ler este relato!

    não li todos os comentários, mas decidi correr o risco de repetir alguém aí em cima.

    minhas dicas são:
    1) conte a isis a verdade --> o bebê precisa de muita atenção. explique BEM - como laura gutman fala sobre o direito à verdade, completa!
    2) tenha um tempo de qualidade só vocês duas --> na hora de dormir ou no banho, por exemplo, e talvez uma saída semanal só vocês duas por 30-40 minutos, assim que achar que dá para deixar um leite ordenhado e tal...

    além de aproveitar para conversar e brincar enquanto está com ele, afinal os maiores precisam de um tipo de tempo e os menores de outro tipo, mais braçal mesmo...

    outra dica é contar com as mães próximas para levá-la em programas fora de casa, seja um cinema, um passeio na praça, ou mesmo brincar com a amiga...

    a gente acaba saindo antes com o segundo porque acaba tendo essa necessidade de entreter o primeiro e porque a gente já tem a manha de sair com menos tralha...

    enfim... o fato é que agora ela tem um irmão e a vida dela nunca mais será a mesma: o bom é que vai ter muito mais vantagens que desvantagens, né-não?

    beijoca

    ResponderExcluir
  11. Quero mesmo saber mais desse parto, e que delícia a Ísis ter acompanhado o momento do Pedro sair!
    Ela deve estar pensando nisso 24hrs por dia! =D
    Imagina que fofa!!

    Vai dando mais notícias entre mamadas, dormidas, e brincadeiras! ^^

    ResponderExcluir
  12. Parabens queridaaa!!!! Deus te abençoe com graça e sabedoria!!! Muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nine,
    adorei ter notícias suas e do Pedro. O segundo é mesmo bem mais fácil!
    Beijos em todos!
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que legal encontrar teu blog neste momento! Estou com um bebê de 10 meses, já pensando no segundo e com essas questões todas na cabeça. Como dar atenção para dois? Difícil isso... Ví que tu é de Santa Vitória do Palmar, minha mãe morou aí por muitos anos durante a infância e adolescência, depois foi morar em Pelotas onde eu nasci. Adorei achar alguém de tão perto!
    Boa sorte e parabéns pelo novo bebê!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Vou voltar para ler todo o relato com calma! Logo, logo! =)

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...