Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Enjoadinha da mami!

POEMA ENJOADINHO
Vinícius de Morais

Filhos...Filhos?
Melhor não tê-los!
 - Era assim eu eu pensava lá nos idos dos meus 15/16 anos... então filha, pode ser que você também pense assim por um tempo. Mas a verdade é que a maternidade faz parte das mulheres e hora mais cedo, hora mais tarde, a vontade de ter filhos surge (pelo menos para a maioria). Eu me lembro que preferia não ter filhos e usava aquelas frases cheias de efeito que só os adolescentes (e infelizmente alguns adultos!) conseguem dizer como se fossem verdades indiscutíveis: filhos? com esse mundo violento como está? e o custo de vida então? crianças berrando no meu ouvido, nem pensar! birra, eca! trocar fraldas? argh! amamentar??? horror!!! parto normal?????? Deus me livre!!!!

Mas se não os temos
Como sabê-lo?
- Ah...aí que a mamãe bateu na casa dos 29/30 anos e os pensamentos começaram a mudar...ou não, porque a verdade é que eu sempre pensei em engravidar aos 29/30 anos, quando me parecia ser uma idade nem tão para lá nem tão para cá... Os bebês me chamavam a atenção na rua, na internet e eu me pegava pensando que seria legal ter um bebezinho. Parei de tomar o anticoncepcional 2 anos antes de engravidar de você, pois tinha medo que quando quisesse mesmo engravidar demorasse muito...e a sua mãe, filha, é uma pessoa ansiosa!

Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
- Uma coisa que me marcou muito foi o fato de uma amiga minha ter tentado engravidar antes eu ter engravidado de você, sem conseguir. Aquilo foi muito ruim para ela e eu ficava na maior ansiedade, pensando: "será que isso vai acontecer comigo também?". Mas a verdade foi que você veio assim, de mansinho, sem a mamãe e o papai planejarem nada, da maneira que eu sempre quis que acontecesse: uma bela surpresa! Uma notícia feliz recebida por esses dias foi saber que essa minha amiga, que havia perdido seu bebê bem na época em que a mamãe havia engravidado de você, finalmente está com seu filhinho nos braços!

Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
- Você tomou seu primeiro banho de mar comigo, seu pai, seus tios Ari e Cláudio e o priminho Vini. Foi na praia do Miguel, perto de Florianópolis, em fevereiro, no carnaval. Adorou a água! Quando a mamãe ainda estava grávida uma das coisas que eu e o seu pai sempre pedíamos era que você gostasse de mar, de praia, de areia...porque eu e o seu pai amamos a praia! Não tem dia mais feliz que um dia bonito de praia! Mas não é sobre isso que fala o verso...é do amor filha, entre mim e seu pai. E esse nosso amor lindo deu origem a você!

E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
- Ó céus! Por que os filhos não vem com manual? O começo, os primeiros dias, as nossas descobertas...tudo novo, tudo difícil para ambos os lados! Mas acho que estamos seguindo o nosso caminho sem maiores atropelos, filha!

Filho? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
- É filha, a mamãe é uma pessoa sem paciência e que adora ficar à toa, lendo, vendo filme, dormindo. E eu tinha muito medo de ter filhos e não aguentar o tranco, de descontar em você o meu cansaço, a minha vontade de não fazer nada. Porque a mamãe é a irmã mais velha, sabe? E a irmã mais velha de uma mãe separada que trabalhava fora em uma cidade em que ela não podia contar com ninguém. Então eu tinha muitas responsabilidades e por muitas vezes me sentia sobrecarregada. Você também será "a irmã mais velha" um dia...mas eu espero nunca precisar colocar sobre você responsabilidades que são minhas. E a verdade é que apesar de todo o cansaço que a maternidade pode trazer e da falta que a mamãe sente, às vezes, de ser apenas a "Janine" ao invés da "mãe da Ísis", ser a sua mãe é a atividade que a mamãe faz com o maior prazer e é aquela que me traz a maior satisfação também...junto com as olheiras e os cabelos brancos...claro...

Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
- Ah...a mamãe ainda lembra daqueles dias, três semanas depois de você ter nascido, quando você começou a chorar inconsolavelmente em diversos momentos, mas principalmente quando a noite começava. Várias tentativas de explicar o que você estava sentindo: cólicas (acho que você teve alguns dias ruins, mas nem todos os dias você chorava com cólica), fralda cheia (teve só uma noite que você acordou de madrugada e depois de mamar não dormia de jeito nenhum e depois de muito bater a cabeça a sua tia Ari perguntou: "vocês já olharam as fraldas?" depois da troca, você dormiu feito anjinho), frio, fome, sede (todas devidamente checadas e descartadas). Então a mamãe e o papai enrolavam você bem apertadinho na sua mantinha e ficavam com você no colo, cantando, balançando, até você pegar no sono. mas até que você parasse de chorar batia um tremendo desespero, filha! Às vezes a mamãe chorava junto com você, que era a única coisa que eu podia fazer diante da impossibilidade de fazer você parar de chorar. Mas depois dos três meses as coisas foram serenando, serenando e hoje você já não chora mais daquele jeito desesperador dos primeiros meses. Ainda bem!

Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
- A mamãe e o papai adoram o seu cheirinho! Desde que você nasceu já veio com um cheirinho, assim, familiar, parece. A mamãe acha que é cheirinho de travesseiro, daquele bem gostoso de afundar o nariz e ficar cheirando. Cheirinho de pele limpinha quando acorda. Uma delícia! E sempre que a mamãe sentir um cheirinho de sabão de coco com essência de camomila vai lembrar de quando você era um bebezico, toda embrulhadinha nas suas mantinhas de algodão. E a pele! Não tem pele mais macia que a dos bebês! Quando você passa sua mãozinha na pele da mamãe é uma delícia! Adoro cafungar as bochechas, beijar a barrigontinha e os pezinhos! E amo os beijos babados que você dá! Daqueles assim, com a boca bem aberta e a língua para fora! Delícia!


Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
- As traquinagens são ótimas! Cada dia você aparece com uma novidade! Ultimamente, na hora do banho, você é que quer ficar segurando o chuveirinho! Ai de mim ou do seu pai se tentamos tira-lo da sua mão! Você fica enchendo o baldinho de água, ou então molhando os pezinhos (e fica assim, sentada na bacia, com os pezinhos para cima para molhá-los, uma figura). E agora você descobriu o prazer de ter uma plateia para admirar suas traquinagens! Faz indiozinho com as mãos, depois passa para o bilu teteia, para em seguida engatar as palminhas! Uma artista! De traquinagens mais graves apenas o fato de não podermos deixar papel perto de você, que você adora comer! E migalhas de qualquer coisa você também tasca! Dessas que sobram pelo chão depois do café da manhã...é uma engatinhada e um farelinho... 

Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
- Nada Ísis, se compara a felicidade de ter você por perto! Só quem tem filhos, os ama e respeita pode entender isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...